sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DECIMO SEXTO DIA 16/09/2011 SAN PEDRO DE ATACAMA (Ch)

Saimos às 4h em uma van do hotel corvatsch com o guia Valério rumo aos geisers de tatio na boca de um vulcão que fica a 90km em estrada de terra à quase 5000mts de altitude bem perto da fronteira com a bolivia. Depois de muitos solavancos chegamos ainda escuro, após pagar ingresso de 5 pesos fomos aos geisers. O guia tratou de colocar o leite os ovos a agua para aquecer no geiser e logo montou a mesa do café da manhã com tudo bem quentinho, já que a temperatura era de 11 graus negativos com sensação termica de menos 16 graus. Confesso que nunca senti tanto frio na vida, apesar de todos estar bem agasalhados a saída era rápida e voltavamos para a van que continuava com o ar quente ligado. Quando o sol saiu o amanhecer é lindo e a temperatura foi subindo rapidamente e ficou mais suportável o que levou várias pessoas a tomar banho nas piscinas naturais quente do parque. Na volta paramos numa comunidade de apenas 100 habitantes por coincidência o guia mora lá, onde comemos espeto de carne de lhama e tortilhas, uma delicia. De volta ao hotel fomos almoçar e descansar para o proximo passeio que seria às 16h. Depois de um sono vamos nós novamente para a van com um novo guia o Felipe, mais pó, terra, areia, solavancos e chegamos a primeira laguna salar onde voce flutua devido a alta quantidade de sal, após o balho na laguna um banho de agua doce com chuveiros improvisados pelos guias. O Eduardo estressou e queria voltar mas foi convencido pelo guia a ficar. Fomos para outraa laguna mais funda e de agua doce onde alguns loucos, principalmente americanos se jogaram lá do alto. Ddpois o destino final, ver o por do sol no deserto. O guia colocou uma mesa e foi servido Pisco, Refrigerante, salgados, azeitonas, lanches. Logo o por do sol, correria para tirar fotos pois o tempo é curto, fotos linda. Todo mundo na van e tome estrada ruim, às 21h estavamos de volta. Fomos jantar em um restaurante com um fogo de chão para aquecer o frio, muito vinho uma delicia. Depois Eu e a Maria Luiza fomos para a praça tirar fotos da igreja de atacama.