sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DECIMO SÉTIMO DIA 17/09/2011 S.P.ATACAMA (CH) - S.S.JUJUY (ARG) 496KM

Fomos abastecer os carros no único posto da cidade mas já sabiamos que seria difícil pois o guia nos havia alertado, tivemos que tomar por duas vezes informação pois o posto fica numa rua sem saída, coisa do outro mundo. Entramos na rodovia com curvas abertas e longas retas e sempre em subida margeando o vulcão LINCANCABUR com sua impônencia e topo coberto de neve. A medida que subiamos o frio aumentava e logo pudemos ver neve bem perto e mais a frente neve em todo a beirada da pista. Paramos para fotos e brincar com o gêlo pois a visão é maravilhosa. Seguimos caminho e começamos a ver as lagunas formadas pelo degelo da neve e os salares (lagos de sal) ao longo da estrada. Às 11h estávamos no Passo de Jama, dívisa do Chile com Argentina, tudo rápido e tranquilo, paramos para almoçar num restaurante totalmente isolado do mundo mas muito limpinho e boa comida de nome Pastos Chicos. Do lado Argentino mais um lago de sal muito grande e com extração de sal.Continuamos a subir e chegamos ao topo dos andes onde se toca nas nuvens com as mãos (palavras da Ana Gomes)que eu endosso. Ai tudo nublou e descemos a maior parte da Costa do Lucan sobre forte neblina e garoa numa seguencia de curvas sem fim. Já no final da descida o tempo abriu e pudemos nos maravilhar com as esculturas feitas nas montanhas do Lucan parecem terem sido esculpidas por algo superior, consideradas pelas revistas uma das mais belas do Chile. Em seguida um vale verde, florido e culturas entre montanhas até chegar a SSJujuy por volta das 17h com uma fina garoa. Procuramos um hotel e na praça das armas nos hospedamos no internacional jujuy muito bom e bom preço. Fomos fazer cambio, shopping. Eu a Maria Luiza e a Ana Gomes não fomos jantar, apenas um lanche.