sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DECIMO QUINTO DIA 15/09/2011 IQUIQUE (Ch) - SAN PEDRO DE ATACAMA(Ch) 450km

Café da manhã bem tomado novamente pé na estrada subimos todo o paredão de areia novamente e tivemos a ultima visão de Iquique (deviamos ter ficado mais um dia). Agora no meio do deserto de atacama e novamente na panamericana sur, como não podia deixar de ser calor intenso, uma loucura. A estrada é ótima retas infinitas entre entre poucas curvas. Deixamos a panamericana sur e seguimos para Calama (Ch), uma reta em subída de 50km sofri bastante com carro 1.6 e ar rarefeito, o carro não rendia nada só chegava aos 50km por hora, foi difícil principalmente pela pagero ser 3.0, mas cheguei lá. O Eduardo não disse nada mas ele deve ter ficado puto. Antes de Calama visitamos Chuquicamata (Ch) uma cidade fantasma mas conservada pela mineradora de cobre uma das maiores do mundo. Esta cidade foi evacuada devido a contaminação pelo cobre e tudo está preservado, cinema,teatro, igreja, casas e praças, desde a sua evacuação como se tudo funcionava. Na entrada da mina nunca vi tanta segurança, bombeiros, serviço de emergência, caminhonetes e onibus novinhos e um grande placar sobre os dias sem acidentes. Montanhas de cobre esverdeada. De Chuquicamata a Calama 10km de pista dupla. Calama é uma cidade muito rica com supermercados e shoppings ótimos, carrões e caminhonetas novas por todo os lados.Almoçamos em um restaurante onde fomos muito bem servido, uma fartura sobrou muita comida, uma pena pois não sabiamos senão tinhamos pedidos menos. Às 17h chegamos a San Pedro de Atacama uma cidade diferente de tudo o que já tinha visto na vida, ruas estreita de terra e pedras e a maioria sem acesso de carros, as casas são quase todas iguais feitas com tijolos de adobe e na cor marron. Os hoteis e pousadas são apenas portões mas no quintal tem boas acomodações, jardins, piscinas. Não se imprecione pela fachada. À noite fomos jantar na praça e deitar cedo para ir aos geisers de tatio.